Pular para o conteúdo

Vender fiado, estratégias para fugir desse tipo de venda

  • por
Tempo de leitura: 2 minutos

Manter a estabilidade financeira do negócio de gás é de extrema importância, mas muitas vezes a clientela está acostumada a comprar fiado, e as revendas e demais comércios na região a vender fiado. O que chamamos de vendas “fiado” na verdade é uma promessa de pagamento sem garantia da parte do cliente, que na verdade adquire um produto gratuitamente apenas informando que vai pagar em uma certa data, e geralmente essa promessa não é documentada em nenhum local. O que facilita ainda mais a má fé por parte de algumas pessoas.

O dono da revenda de gás deve lembrar-se que quem define as regras de pagamento no negócio é ele, então o cliente não pode levar um produto “fiado” sem que o próprio dono não tenha dado essa abertura. Mas agora se você quer saber como parar de perder dinheiro com promessas de pagamento que não se cumprem, leia o texto até o final.

Política de pagamento claro

O primeiro passo é ter bem claro as formas de pagamento disponíveis, tenha máquina de cartão de crédito e débito, ofereça pagamento em pix, pagamento e a vista e tenha também troco para os pagamentos em dinheiro. Exiba de maneira a ostentar quais são os formatos de pagamentos aceitáveis. Mostre que é a norma do seu negócio realizar vendas apenas com pagamento imediato.

Treine os entregadores e atendentes

No momento do atendimento já deve ser informado as formas de pagamento, e se o cliente já for acostumado a comprar fiado, informe no atendimento por telefone ou whatsapp que esse formato não é mais aceito pela gestão.

Contratos ou acordos escritos

Para transações maiores, considere elaborar contratos ou acordos por escrito que estipulem os termos de pagamento, prazos e possíveis penalidades para atrasos. Muitos revendedores vendem para restaurantes e não conseguem receber o pagamento na hora, por esse motivo o ideal é ter contratos claros e que se cumpram as penalidades em caso de falta de pagamento.

Análise de crédito

Se for uma opção viável, faça uma análise de crédito dos clientes antes de conceder vendas a prazo. Isso pode ajudar a reduzir o risco de inadimplência.

Depósito antecipado ou parcelamento pré-acordado

Se houver necessidade de conceder crédito, peça um depósito antecipado ou estabeleça um parcelamento pré-acordado para garantir o pagamento completo.

Métodos de pagamento alternativos

Considere aceitar diferentes métodos de pagamento que garantam a liquidez imediata, como aplicativos de pagamento ou carteiras virtuais.

Educação do cliente

Explique aos clientes os benefícios de pagar imediatamente, como a manutenção da saúde financeira do seu negócio e a possibilidade de oferecer preços mais competitivos.

Monitoramento e acompanhamento

Mantenha um registro rigoroso das transações e monitore os prazos de pagamento. Mantenha um acompanhamento ativo com os clientes para lembrá-los sobre os pagamentos pendentes.

Recusa educada

Esteja preparado para recusar educadamente vendas “fiado”. Mantenha uma postura firme, mas amigável, ao comunicar que essa não é uma prática viável para o seu negócio, e treine seus funcionários para fazer o mesmo. 

Vender fiado ainda é uma prática muito comum, mas você pode mudar isso, sempre pensando na saúde do seu negócio. Muitos revendedores acabam aceitando receber o pagamento depois por medo de perder o cliente. No entanto, essa prática pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio e como foi dito anteriormente, é apenas uma promessa de pagamento.

Ao vender fiado você e sua revenda correm um risco, já que você não terá nenhuma garantia de que vai receber aquele pagamento, e as chances de você ter um prejuízo são grandes, dessa forma você não conseguirá cumprir com os pagamentos dos seus fornecedores.

Uma dica que pode te ajudar também a sair dessa situação, é ter um sistema de gestão que nele você consiga gerenciar esse fluxo de vendas a receber, no caso as vendas “fiado” e sempre cobrar os clientes dentro do prazo. 

Conheça a RevGás e as funções disponíveis para facilitar a gestão do negócio. Fale com um consultor para saber mais. 

Falar com um consultor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil