Saltar al contenido

Qual a finalidade do CT-e?

  • por
Tempo de leitura: 1 minuto

O transporte de cargas no Brasil é uma atividade fundamental para a economia do país e exige a emissão de uma série de documentos, para que o serviço seja prestado de forma segura e dentro da legislação fiscal em vigor.

Quando o transporte é realizado apenas dentro do município, é necessário emitir somente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Porém, quando a carga é destinada a outro município ou Estado, o transportador precisa emitir e apresentar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Emitido digitalmente, o CT-e foi criado em 2007 e passou a ter uso obrigatório somente em 2017, com o objetivo de registrar, para finalidade fiscal, todos os serviços de transporte de cargas prestados dentro do país, seja aéreo, ferroviário, rodoviário ou hidroviário.

  • O que é necessário para a transportadora emitir o CT-e?

* Credenciamento da empresa junto à Secretaria de Fazenda para todos os Estados onde precisa emitir o CT-e;

* Acesso à internet;

* Certificado digital atualizado;

* Sistema emissor;

* Autorização da SEFAZ para emissão do CT-e em ambiente de produção, ou seja, com validade jurídica.

  • O que é o DACTE?

O Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE) é a versão impressa do CT-e, onde constam informações como chave numérica, emitente, destinatário e valor. Esse documento deve ser impresso em formato A5 ou A4 e sempre antes da prestação do serviço. Assim como para a nota fiscal tem o DANFE, pata o CT-e existe o DACTE.

  • Quando emitir o CT-e e o MDF-e?

A emissão do CT-e é necessária para toda operação de transporte dentro ou fora do Estado de origem. O Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) deve ser emitido somente quando a prestação do serviço for destinada a outro Estado. O MDF-e pode agrupar vários CT-e, melhorando assim a fiscalização da mercadoria transportada.

O software RevGás disponibiliza para seus clientes a emissão facilitada de diversos documentos fiscais, tais como NF-e, NFC-e e MDF-e. A equipe trabalha atualmente para em breve proporcionar também a emissão do CT-e.

Quer conhecer mais sobre os documentos que emitimos?

Fale com um de nossos consultores.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

es_ESEspañol