Saltar al contenido

Planejamento de férias dos funcionários, como fazer?

  • por
Tempo de leitura: 4 minutos

Algumas revendas de gás, não possuem uma orientação direta ou constante de um contador ou possuem pouco acesso a contabilidade especializada, o que pode dificultar tarefas que não são tão complexas, mas por falta de acesso do revendedor de gás sobre esse tipo de assunto, ele pode sentir dificuldade nesses conteúdos. Um deles é o planejamento de férias do funcionários, que pode dar muita dor de cabeça se o revendedor não organizar isso com antecedência e quando a revenda já atinge um tamanho maior e possui mais de 5 funcionários geralmente é necessário uma organização antecipada das férias de cada funcionário, afinal se sua revenda tiver 5 funcionários já serão 5 meses com alguma parte do trabalho sendo remanejado para outros funcionários ou até mesmo tendo que ser executado pelo próprio revendedor. 

A organização das férias deve começar antes de o funcionário completar o período necessário para receber o benefício, ou seja, as férias devem ser programadas de preferência antes de o funcionário completar os 12 meses de trabalho, para evitar problemas como por exemplo 2 funcionários tirarem férias no mesmo período e sua revenda ficar desfalcada porque não houve planejamento, ou até problemas piores. Essa situação pode ser resolvida de maneira organizada sem prejuízo para nenhuma das partes se o gestor do depósito der atenção há alguns detalhes na horas de planejar as férias dos funcionários e até as férias do próprio revendedor.

Quando dar as férias de maneira legal

Primeiro de tudo o revendedor deve se preocupar em seguir as leis trabalhistas, garantindo que as férias sejam concedidas dentro do prazo de até 12 meses após o período aquisitivo, as férias também devem ser concedidas no início da semana, pois o parágrafo 3º foi inserido ao artigo 134 da CLT determinando ser proibido iniciar qualquer dos períodos de férias em data que antecede em até 2 dias feriados ou finais de semana. Ou seja, o início das férias não pode ser marcado para quinta ou sexta-feira, para cumprir a regra referente ao final de semana. 

Quando não dar férias

Ao organizar as férias da equipe é importante levar em consideração o período de alta demanda de gás como por exemplo dezembro, ou junho em alguns estado devido as festas juninas, evitando assim conceder férias em momentos críticos de alta demanda ou em situações de extrema necessidade de mão-de-obra, equilibrando as necessidades operacionais e os direitos dos funcionários.

Intenção de férias dos funcionários 

Para que as férias sejam um comum acordo entre a empresa e o colaborador, conheça as preferências dos funcionários para criar um cronograma que atenda às expectativas individuais, promovendo um ambiente de trabalho mais satisfatório. A escolha do período depende da concordância do empregador, ou seja, o dono da revenda de gás, que pode definir as escalas de férias, mas a lei prevê algumas exceções como: os membros de uma família que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se a partir desta decisão não resultar prejuízo para o serviço.

Capacidade de cobertura das atividades

Avalie a capacidade de cobertura das atividades durante as férias para evitar lacunas operacionais na revenda, assim você garante que existam entregadores e atendentes se distribuir as tarefas de maneira eficiente. O ideal é que a equipe consiga absorver todo o trabalho da pessoa que entrará de férias, por isso é importante conversar com a equipe e negociar valores, horas extras, ou até mesmo contratar alguém somente para assumir as férias do outro funcionário, veja o que se adequa melhor a realidade de sua revenda na hora de escolher.

Recursos financeiros suficientes 

Planeje as férias considerando os recursos financeiros disponíveis para garantir que a folha de pagamento seja coberta durante a ausência dos funcionários. Segundo a lei, o funcionário que sai de férias tem o direito de receber a remuneração mensal adiantada mais um adicional, que equivale a um terço do pagamento. Além da possibilidade de ter que pagar horas extras para a cobertura das tarefas.

Usando a RevGás fica mais fácil entender suas finanças e não se perder no planejamento das férias da equipe, pois com as funcionalidades do sistema de gestão você consegue saber exatamente o que está acontecendo com sua revenda, e se organizar para elaborar o calendário de férias da equipe. 

Quer saber mais sobre a RevGás? 

Fale com um de nossos consultores agora mesmo.

Tempo de treinamento da equipe

Se o trabalhador que for entrar em período de férias tiver suas atividades distribuídas entre outros colaboradores, é importante reservar um tempo antes das férias para que um treinamento seja feito com a equipe e caso seja necessário contratar trabalhadores temporários. Leve em conta o tempo de treinamento para garantir que possam desempenhar suas funções adequadamente. O treinamento é de extrema importância principalmente em caso de substituição do entregador, que realiza um trabalho que requer uma capacitação especializada para saber atuar em caso de emergência. 

Possibilidade de compra de período de férias

Como você já leu anteriormente, durante o período de férias, o colaborador continua recebendo a remuneração devida à sua função. Que é a remuneração do mês de férias que ele recebe antecipado, no início do período de férias. No entanto, quando ele decide pela venda de a partir ⅓ deste período, ele estará recebendo tanto o valor das férias quanto o valor da venda dos dias de descanso. Ou seja, o funcionário pode vender 10, 15, 20, 25 ou até os 30 dias de férias, se for de interesse das duas partes. Assim o revendedor pode organizar melhor a escala de férias se decidir pela compra das férias do colaborador.

Uso de banco de horas

Se a empresa usa banco de horas, planeje como as férias afetarão o saldo, evitando impactos negativos na operação normal da empresa. Ao empregar o sistema de banco de horas, é fundamental realizar um planejamento cuidadoso para amenizar possíveis impactos negativos na operação regular da empresa decorrentes das férias.

Se considerar esses aspectos, a empresa de gás pode garantir que a equipe tire férias de maneira organizada, minimizando interrupções nas operações e promovendo um ambiente de trabalho equilibrado. Gostou do nosso texto? 

Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário aqui.

* Confira essas informações fornecidas acima no site do TST – Tribunal Superior do Trabalho.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

es_ESEspañol