Saltar al contenido

Como utilizar o PIX de forma correta na sua revenda de gás?

  • por
Tempo de leitura: 3 minutos

O PIX chegou para revolucionar a forma de envio e recebimento de dinheiro no Brasil, trazendo muita agilidade, facilidade e dinamismo para os estabelecimentos, mas o que muita gente não sabe é que uma revenda ou qualquer outro negócio deve estar atento a alguns detalhes na hora de fornecer o PIX como forma de pagamento. Entre as vantagens de usar o PIX estão:

  • É rápido e disponível 24/7
  • Possui integração com diversos bancos
  • Tem grande facilidade de uso
  • É a opção de tarifas mais baratas

O PIX foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BCB), mas está integrado com uma variedade de instituições financeiras, como bancos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito. Isso ampliou significativamente o alcance do sistema. Além do que geralmente é mais barato para transações do que outros meios de pagamento, como boletos e transferências, ou cartão de crédito. 

Como utilizar o PIX de maneira correta?

1- Cadastro no CNPJ

Faça o cadastro do seu banco no seu CNPJ pois além da facilidade que uma conta jurídica poderá fornecer a sua revenda no futuro, como empréstimos bancários mais altos e taxas de juros menores comparados a pessoa física, isso evitará que posteriormente você revendedor de gás tenha problemas com a receita devido a alta movimentação de transferências em conta PF (pessoa física). 

2- Rastreamento do PIX pelo BCB

Ao contrário do que muitos pensam o PIX é sim rastreável e os valores recebidos devem ser emitidos em notas fiscais para não correr riscos de ter CNPJ bloqueado.

Conheça os módulos de emissão de notas fiscais da RevGás que são rápidos e seguros e as notas podem ser emitidas diretamente da rua em caso de NFC-e. 

Saiba mais falando com um de nossos consultores agora mesmo. 

Falar com um consultor RevGás agora!

3- Revise e configure o limite do seu PIX

Aplicativos de bancos digitais, disponíveis em celulares Android e iPhone (iOS), normalmente permitem alterar o limite diário de movimentações via PIX. Assim, se o celular cair na mão de terceiros, por exemplo, os criminosos terão dificuldade para realizar movimentações maiores do que a do valor limite.

4- Não clique em links suspeitos ou compartilhe senhas

Desconfie de links enviados por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou SMS, especialmente se solicitarem pagamento ou oferecerem promoções tentadoras. Da mesma forma não compartilhar senhas de bancos, isso porque a senha do banco ou a senha do cartão, que é a mesma para confirmar transferência via PIX, não deve ser usada em outros aplicativos ou em cadastro de sites. Isso porque, com os vazamentos de dados, o usuário da conta pode ter o código exposto com mais facilidade. Por isso, procure criar uma senha única para realizar transações bancárias.

5- Cuidado com comprovantes

Os comprovantes de transferências instantâneas podem ser facilmente falsificados, então procure sempre verificar se os dados estão corretos e se não foi feito um agendamento no lugar de um pagamento, pois o comprovante de agendamento é igual ao comprovante de pagamento, a única diferença é apenas o nome agendamento.  

6- Não utilize Wi-Fi de clientes ou de locais públicos 

Redes de terceiros podem ser monitoradas e podem acontecer vazamentos de dados ao fazer a conexão nessas redes. O ideal no caso da revenda é que o entregador/atendente que recebe PIX em sua revenda utilize uma rede própria de internet e se possível um smartphone adequado para receber pagamentos.

7- Dê preferência a utilização de QR Code

O PIX utiliza QR codes, que podem ser gerados instantaneamente para facilitar os pagamentos. Isso é particularmente útil em transações presenciais e mais seguro do que fornecer a chave PIX, já que podem haver erros de escrita, ou falsificação de comprovantes como já avisamos anteriormente.

8- Mantenha-se informado sobre novos golpes

Mantenha-se sempre informado sobre as estratégias em constante mudança usadas por pessoas que aplicam golpes. Acompanhe as notícias relacionadas à segurança e esteja ciente das ameaças mais recentes. Continuar aprendendo e se informando é a sua melhor defesa contra fraudes financeiras. E avise também a sua equipe para que não caiam em golpes.

Utilizando o PIX de maneira eficiente na sua revenda de gás pode ser uma mudança positiva nos seus processos financeiros. Este guia completo foi elaborado para garantir que você tenha todas as informações necessárias e evite problemas ao utilizar o PIX. Ao implementar corretamente essas práticas, você estará mais preparado para simplificar as transações e garantir uma experiência tranquila para você e seus clientes. Dessa forma, você poderá desfrutar dos benefícios do PIX sem preocupações, proporcionando maior eficiência e segurança nas operações financeiras da sua revenda de gás.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

es_ESEspañol