Pular para o conteúdo

Como economizar o gás de cozinha?

  • por
Tempo de leitura: 1 minuto

Nos últimos anos, o impacto da inflação na economia tem causado constantes aumentos sobre diversos produtos consumidos no Brasil, e nesse contexto a população de baixa renda é a mais atingida. A gasolina e o gás de cozinha estão entre os itens que mais sofrem reajustes de preço, principalmente após o início da pandemia do coronavírus.

Somente em 2021 o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) teve um aumento de aproximadamente 30% em relação ao ano de 2020. Mesmo com o preço do gás bem mais elevado nos últimos anos, cozinhar os alimentos em casa continua sendo a melhor opção para as famílias brasileiras. Por outro lado, buscamos meios de economizar o botijão de 13kg. 

Seguem abaixo algumas sugestões para economizar o GLP no uso doméstico:

  • Tampar as panelas para agilizar o cozimento;
  • Evitar abrir o forno enquanto o alimento é assado é importante para manter a temperatura necessária ao preparo da refeição, e assim reduzir o tempo de uso do gás;
  • Usar uma panela de pressão ajuda na economia de gás ao cozinhar alguns alimentos em menos tempo; 
  • Colocar alimentos como feijão e arroz integral de molho por algumas horas é bastante viável para amolecer os grãos antes de levá-los ao fogo;
  • Manter as bocas do fogão sempre limpas (as chamas do fogo devem ser azuis);
  • Cortar os alimentos em pedaços menores aceleram o cozimento;
  • Usar panelas de cerâmica ou de inox, pois esses materiais concentram calor necessário para cozinhar mais rapidamente.
  • Instalar o fogão longe da passagem de ar de portas e janelas impede o consumo desnecessário de GLP;

Atenção!

Há vídeos na internet que mostram meios de economizar em casa e ensinam a deixar o registro de gás parcialmente fechado. Porém, essa sugestão é uma falsa ideia de economia que pode comprometer tanto a segurança de quem utiliza quanto gerar desperdício, pois o gás não é totalmente aproveitado. Deixar o regulador completamente aberto proporciona 100% de desempenho do botijão.

Conforme apresentado, existem várias maneiras seguras de poupar o uso doméstico do gás de cozinha e que não oferecem riscos ao consumidor. É importante estar atento também à validade da mangueira e do regulador de gás, que é de até cinco anos após a fabricação. 

Com as sugestões descritas acima fica fácil ensinar seus clientes a economizar. E esse é o momento ideal para compartilhar essas dicas em suas redes sociais.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguês do Brasil