Anos atrás, quando um empresário do gás falava de segurança da sua empresa, era facilmente entendido como a segurança do ambiente físico, como câmeras de vigilância, cães de guarda, segurança privada, alarmes entre outros meios pelos quais era garantida a proteção do ambiente da revenda de gás. Hoje quando falamos de segurança estamos abrangendo também a cibersegurança, que é o conjunto de ações virtuais para proteger sistemas, dados, aplicações e informações de ataques cibernéticos. Devido a digitalização de todos os setores de serviços oferecidos pelos mais inúmeros negócios hoje para a população, todas as empresas devem pensar também em sua segurança virtual, e procurar formas de executar ações para proteger seu patrimônio digital.
Abaixo listamos algumas dessas ações que podem manter seguras as informações online da sua revenda:
Autenticação de 2 fatores
A autenticação de 2 fatores é uma medida simples que impede que terceiros acessem e utilizem suas contas online mesmo que eles possuam as senhas. Com esse passo extra se torna mais difícil alguém com intenção criminosa conseguir algo, pois a autenticação é feita através de um código temporário enviado para o celular do dono da conta, um app autenticador ou um token físico. Então, além da senha, o criminoso teria que ter também acesso ao seu celular ou dispositivo físico, dificultando assim a ação, e esse passo é como uma segunda fechadura na porta da sua revenda garantindo ainda mais segurança.
Atualizações de sistemas
A tecnologia está em constante evolução e cada vez mais são lançados atualizações que tornam os serviços online mais seguros, fazer uso dessas inovações de sistema sempre que elas surgirem é uma excelente forma de se manter protegido
Uso de antivírus e firewall
Com um antivírus no computador ele detecta e bloqueia vírus, malwares, e outros programas maliciosos que podem invadir o computador ou a rede e sem o antivírus, um simples clique num arquivo errado pode comprometer todo o sistema da empresa, levar a perda de dados, invasão de contas bancárias, perda de redes sociais, vazamentos de dados sensíveis e muitas outras informações.
Já o firewall funciona como uma barreira entre a rede interna da empresa e a internet, controlando o que pode entrar e sair da sua rede, impedindo acessos não autorizados e ataques.
Assim o antivírus protege o que já está dentro dos dispositivos e o firewall protege o que tenta entrar ou sair da rede. Usar os dois juntos é fundamental para criar uma proteção básica e evitar prejuízos como perda de dados, invasões ou roubo de informações.
Não compartilhamento e uso de redes de Wi-Fi seguras
Em uma rede Wi-Fi aberta ou fraca, dados podem ser capturados, como senhas, informações de clientes e até transações financeiras. Se a rede não tiver proteção adequada qualquer pessoa próxima pode se conectar e tentar invadir sistemas, roubar informações ou até espionar o tráfego da empresa. Em uma rede compartilhada qualquer pessoa conectada à rede pode tentar espalhar vírus e programas maliciosos para todos os dispositivos ligados ao Wi-Fi, além de que em uma rede compartilhada alguém pode usar sua internet para cometer crimes online, e a responsabilidade pode recair sobre a empresa.
Se mesmo assim quiser compartilhar uma rede Wi-Fi com clientes e amigos, escolha ter uma rede separada para visitantes, assim você mantém as informações da sua revenda segura, sem se preocupar com o uso que os visitantes fazem de sites que eles acessam.
Registrar senhas fortes
O uso de senhas fortes é o primeiro passo para uma segurança online mais eficaz, ao registar suas senhas escolha sempre opções difíceis de serem usadas como senhas longas, com números, letras e símbolos. Senhas mais simples como números em sequência, datas de aniversários, datas de relacionamentos, nome de familiares e animais de estimação se tornam alvos fáceis para momentos de invasão. Outra dica igualmente importante é trocar senhas regularmente, também pode optar por evitar usar a mesma senha em contas diferentes, principalmente em contas bancárias.
Contas verificadas
Possuir contas verificadas podem garantir um atendimento mais rápido em caso de qualquer tipo de instabilidade, erros ou bugs em redes sociais por exemplo. Além de serem excelentes para reconhecimento externo gerando mais segurança no público que ainda está conhecendo a sua revenda.
Depois de seguir todos esses passos você tem uma garantia de que suas informações online estarão seguras contra invasões e roubos pois cuidar da segurança virtual da sua revenda é tão importante quanto proteger o espaço físico. Hoje, grande parte das informações valiosas do seu negócio como dados de clientes, operações financeiras e informações internas, estão armazenadas digitalmente. Por isso, adotar práticas de cibersegurança é essencial para preservar a confiança dos seus clientes, evitar prejuízos e garantir a continuidade dos seus serviços.
Lembre-se: investir em segurança digital é investir na saúde e no futuro da sua revenda. Com ações simples e contínuas, você reduz riscos e fortalece ainda mais o seu negócio no ambiente online.
Proteja seu patrimônio digital e mantenha sua revenda de gás segura em todos os sentidos!