Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa para legalizar sua Revenda de Gás

  • por
Tempo de leitura: 3 minutos

O empreendedorismo no Brasil é muito importante para o desenvolvimento da economia, para a geração de empregos, mas muitos empreendimentos não começam de forma legal, com todos os documentos prontos, com as orientações adequadas e em muitos casos até sem a intenção de ser um negócio legal, apenas uma alternativa enquanto o empreendedor não encontrar uma forma melhor de fazer renda. Assim também começam alguns revendas de gás de cozinha, que embora seja um produto altamente perigoso e com uma série de recomendações de segurança alguns empreendedores ainda começam nesse ramo de forma ilegal e sem toda a documentação correta, e durante o processo vão se legalizando. 

Geralmente quando uma empresa não começa de forma legal é necessário um investimento alto de tempo e dinheiro para torná-lo legal. Pensando nisso criamos este guia com um checklist para a regularização de sua revenda. Aqui estão os principais documentos necessários para operar uma revenda de gás:

Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é emitido pela Prefeitura Municipal e autoriza a atividade comercial no local escolhido. Ele garante que a revenda está em conformidade com as normas de zoneamento e outras exigências urbanísticas.

Licença do Corpo de Bombeiros

Devido ao risco associado ao armazenamento e manuseio de GLP, é obrigatório obter uma licença de segurança emitida pelo Corpo de Bombeiros. Essa licença certifica que o estabelecimento segue as normas de segurança contra incêndios, garantindo a proteção de funcionários e clientes.

Para saber mais sobre essa licença leia aqui: Como conseguir o alvará do corpo de bombeiros ? 

Cadastro na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)

A ANP é o órgão regulador responsável por fiscalizar o setor de combustíveis no Brasil. A revenda de gás precisa estar cadastrada na ANP para obter a autorização de comercialização de GLP. Esse registro é essencial para operar de forma legal e transparente. O cadastro e primeira emissão devem ser feitos diretamente com a ANP, já a partir do segundo certificado pode ser retirado diretamente com a RevGás aqui: Certificado de ponto de revenda. 

Licença Ambiental

Em alguns estados, é necessário obter uma Licença Ambiental, que assegura que a revenda está operando dentro das normas ambientais. Essa licença é emitida pelos órgãos estaduais ou municipais de meio ambiente e pode variar conforme a localização do negócio.

Certificado de Vistoria Técnica (CVT)

O CVT é um documento que comprova que o local passou por inspeções técnicas relacionadas à segurança das instalações, como as condições dos tanques e a correta manipulação do gás. Esse certificado pode ser emitido pelo corpo de bombeiros, alguns órgãos ambientais ou municipais.

Contrato Social e CNPJ

O registro da empresa na Junta Comercial e a obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) são essenciais para formalizar a existência da revenda. Além disso, o Contrato Social define as atividades da empresa e os sócios envolvidos. Esses documentos podem ser emitidos pelo seu contador, ou assessoria de contabilidade.

Inscrição Estadual e Contabilidade regular

A inscrição estadual é essencial para uma revenda de gás porque é o registro que formaliza o negócio junto à Secretaria da Fazenda, permitindo a emissão de notas fiscais, o recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a comprovação da legalidade das operações. Além disso, ter uma contabilidade regular garante ao revendedor transparência e tranquilidade para lidar com outros aspectos do negócio. 

Seguro de Responsabilidade Civil

Embora não seja um documento essencial, é recomendado que todo empreendimento, principalmente se houver risco de acidente, seja feito um seguro. O Seguro de Responsabilidade Civil é fortemente recomendado. Ele protege a empresa de eventuais acidentes ou danos a terceiros durante a operação, trazendo segurança tanto para os proprietários quanto para a vizinhança.

inscrição estadual e contabilidade regular, é interessante

Checklist para regularização

Alvará de Funcionamento

Licença do Corpo de Bombeiros

Cadastro na ANP

Certificado de ponto de revenda

Licença Ambiental

Certificado de Vistoria Técnica (CVT)

Contrato Social

CNPJ

Inscrição Estadual

Seguro de Responsabilidade Civil

Agora que você já conhece quais são os documentos e licenças necessárias para ter uma revenda legal, e já tem o checklist ideal para começar a regularização, é fundamental que, como revendedor, mantenha suas documentações devidamente atualizadas. Além de garantir o funcionamento da sua revenda dentro da legislação vigente, isso evita autuações da ANP durante uma possível fiscalização.

Agora que você já conhece a legislação para a revenda de GLP, só falta investir em uma solução facilitadora para sua rotina diária. Conheça nossos planos! Peça uma demonstração gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil