O consumo de Gás de cozinha passa por altos e baixos durante o ano, assim como a maioria dos consumos de energia. Esse movimento de aumento e queda se chama sazonalidade e é usado para explicar um estado que não é permanente. Sazonalidade refere-se às variações previsíveis e recorrentes na demanda por um produto ou serviço ao longo do ano, muitas vezes associadas a fatores como clima, datas comemorativas, eventos culturais, férias escolares e hábitos de consumo.
Para entender melhor vamos entender como funciona esse movimento para a energia elétrica e depois para o gás de cozinha. Acontece da seguinte forma com o consumo elétrico, em locais mais quentes como o nordeste do Brasil quando há uma incidência de calor maior que o normal, geralmente o consumo de eletricidade tende a aumentar já que os consumidores utilizam ventiladores, climatizadores e ares-condicionados para atenuar as condições climáticas.
Da mesma forma acontece com o consumo de GLP (gás liquefeito de petróleo), há meses em que o consumo tem alta devido a diversos fatores. Para o uso especifico do GLP na cozinha o crescimento se dá especificamente pelo aumento ou diminuição de refeições feitas em casa, então nos meses que ocorrem festividades tem alta no consumo, como por exemplo dezembro, porque ocorrem as confraternizações de fim de ano, como a festa de natal. Veja os momentos mais importantes para o revendedor de gás perceber a sazonalidade:
- Aumento
Dezembro: Devido às festividades de Natal e Ano Novo, quando muitas famílias se reúnem e preparam grandes refeições.
Junho e Julho: As festas juninas e julinas são populares no Brasil e envolvem muita preparação de alimentos tradicionais.
Maio: Dia das Mães é uma data em que as famílias costumam se reunir para almoços e jantares especiais.
Agosto: Dia dos Pais, similar ao Dia das Mães, também pode gerar um aumento no consumo.
- Diminuição
Economia e Renda: Em tempos de crise econômica, as famílias podem ajustar o uso do gás para economizar, afetando as vendas.
Mudanças no comportamento do consumidor: A popularidade de aparelhos elétricos de cozinha pode impactar o uso de gás.
Como usar a sazonalidade para vender mais?
Promoções sazonais: Oferecer promoções e descontos em épocas de alta demanda pode aumentar as vendas, como por exemplo brinde especial no dia das mães.
Parcerias com fornecedores: Relacionamentos sólidos com fornecedores podem garantir a disponibilidade de gás mesmo em períodos de alta demanda.
Feriados prolongados: Feriados que resultam em fins de semana prolongados podem aumentar o consumo doméstico de gás então reveja os horários de atendimento para realizar mais vendas.
Entender a sazonalidade nas vendas de GLP permite aos revendedores planejar melhor suas operações, otimizar estoques, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a lucratividade. Analisar dados históricos de vendas e estar atento a tendências de mercado são práticas essenciais para se adaptar às variações sazonais e maximizar o desempenho do negócio.
Para auxiliar os revendedores nesse processo, a RevGás se consolidou como uma referência no setor, fornecendo soluções inovadoras que otimizam as operações das revendas de gás. Com expertise em tecnologia e conhecimento aprofundado do mercado, a RevGás oferece ferramentas e serviços que facilitam a gestão, o controle de estoque, e a emissão de notas fiscais eletrônicas.
Se você está buscando uma parceria sólida e eficiente para impulsionar sua revenda de gás independente da sazonalidade que sua revenda esteja passando, não deixe de conhecer a RevGás. Fale agora mesmo com um consultor e descubra como podemos ajudar a potencializar seus resultados e simplificar sua gestão.
Falar com um Consultor da RevGás!
Não perca a oportunidade de contar com uma parceira experiente e dedicada a ajudar revendas de gás a alcançar o sucesso desejado.