O planejamento de marketing de uma empresa é o diferencial para o fortalecimento da marca e para manter um bom relacionamento com os clientes, além de ser um importante instrumento de gestão para alavancar as vendas. É através dele que a empresa pode entender suas prioridades e criar estratégias para melhorar o seu desempenho no mercado.
A princípio, o empreendedor e seus colaboradores precisam conhecer bem o próprio negócio, fazer uma pesquisa de mercado e obter um diagnóstico das necessidades para delimitar os objetivos a curto e longo prazo. Em seguida, devem focar no público-alvo para planejar as ações a serem realizadas e analisar os impactos que elas terão externamente.
É importante que as metas e ações de marketing sejam sempre elaboradas e executadas em equipe, para que todos compartilhem da cultura organizacional e se vejam como parte do processo. Caso tenha interesse, o empreendedor pode contratar uma agência de publicidade para dar suporte na elaboração e execução do plano de marketing junto aos seus funcionários.
Outros aspectos necessários para elaborar um planejamento de marketing são a mobilização de recursos financeiros, incentivo do gestor à interação entre os colaboradores e negociação de ideias, além da visualização de futuras oportunidades.
A reciclagem interna, isto é, o constante treinamento de empreendedores e demais colaboradores aprimoram as ferramentas de gestão. Por exemplo, se na revenda houver clientes insatisfeitos com o atendimento, é preciso identificar os motivos dessa falha e buscar treinamentos voltados para o telemarketing e relacionamento. O contato direto com clientes através de visitas, além de transmitir credibilidade, ajuda a identificar muitas necessidades em potencial para incluir no planejamento e buscar melhorias.
A análise e monitoramento do ambiente externo, que inclui concorrência, fornecedores, economia local e tendências de mercado são fundamentais na elaboração de um plano de marketing sólido. No entanto, não basta apenas colocar em prática todas as estratégias criadas, é preciso acompanhar os resultados e revisar o planejamento periodicamente.
Abaixo citamos algumas perguntas que seu planejamento deve responder:
- Qual a situação atual da minha revenda? ( Posso investir em ferramentas? Devo cortar custos?)
- Quem são meus clientes? ( Eu vendo mais para escolas, restaurantes, ou donas de casa?)
- Quais são meus objetivos? (Abrir uma filial, dobrar as vendas, contratar 10 entregadores?)
- Quais ações de marketing eu vou usar? (Divulgação em carro de som, colocar outdoors, fazer parcerias?)
- O que vai ser necessário para executar o plano de marketing? ( Contratar um funcionário? Aumentar o investimento em marketing? Contratar uma agência?)
- Quanto isso irá me custar? (Terei que investir em tempo a mais de trabalho? Terei que investir financeiramente?)
Essas são os principais questionamentos que você tem que responder dentro do plano, para assim ele ser mais assertivo.
Quer saber como a RevGás pode te ajudar nas vendas e marketing?