Pular para o conteúdo

Como fazer um planejamento tributário para revenda de gás?

  • por
Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe que toda empresa precisa ser devidamente registrada e pagar tributos, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Os tributos são valores arrecadados com o objetivo de arcar com despesas públicas, tais como saúde, educação e segurança. Eles abrangem os impostos (ICMS, CSLL, PIS, COFINS, IPTU, etc) taxas (segurança contra incêndios, fiscalização, etc) e contribuições (PIS/PASEP).

O planejamento tributário é um conjunto de ações que você deve implantar na sua revenda para reduzir a incidência de tributos a pagar, dentro da legislação. Inicialmente avalie junto à contabilidade da empresa em qual regime tributário ela se encaixa, para então trabalhar possíveis estratégias. Entenda mais sobre o regime tributário no link: Qual o melhor regime tributário para a minha revenda de gás?  

Por que é importante fazer um planejamento tributário para sua revenda de gás? O principal objetivo é a organização de gastos, visto que os tributos representam a maior parte das despesas da sua revenda. Além disso, ajuda a diminuir burocracias e evita que haja o pagamento desnecessário de tributos. Diante disso, o planejamento tributário traz uma maior economia nos custos.

O planejamento tributário é bastante necessário numa empresa e durante uma crise econômica ele se faz essencial, uma verdadeira forma de sobrevivência para os empresários. Através dele é possível adiar o pagamento de alguns tributos, evitar possíveis multas e assim ganhar tempo para se organizar financeiramente, tudo dentro da lei.

O que você deve considerar ao elaborar um planejamento tributário? O primeiro passo é buscar um contador ou escritório de contabilidade de fácil acesso que possa auxiliar e orientar sobre as melhores decisões sem que haja riscos. Após estudar a situação da empresa, o contador vai analisar o diagnóstico, de acordo com o regime tributário da empresa.

Outros aspectos importantes a se verificar são a projeção financeira (como estará o caixa) da empresa e a compensação tributária. Essa compensação, também conhecida como monetização tributária, ocorre quando alguns tributos são pagos a mais ou de forma indevida. Ao ser identificada, pode gerar um crédito financeiro para a empresa.

O planejamento tributário traz grandes benefícios para sua empresa. Ao manter sua empresa adequada aos tributos, você evita a tão temida sonegação fiscal. A sonegação é a omissão da declaração ou pagamento de tributos, algo que pode trazer sérios prejuízos à sua revenda, como multas. 

Como você pode observar, é importante que sua revenda esteja alinhada junto à contabilidade para o desenvolvimento de um plano tributário. Coloque já em prática essas estratégias e não se esqueça de sempre acompanhar os resultados com sua equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguês do Brasil