Pular para o conteúdo

Qual a importância do MCMM para sua Revenda?

Tempo de leitura: 1 minuto

A organização dos documentos de um ambiente de trabalho é indispensável para o desenvolvimento e a produtividade de qualquer empresa. Numa revenda de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) isso também é necessário, para que o revendedor tenha controle de entrada e saída de produtos e esteja de acordo com a legislação vigente.

Com o objetivo de melhorar a fiscalização dos procedimentos e rotinas da empresa, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) criou o MCMM (Mapa de Controle de Movimentação Mensal) que você revendedor deve adotar como tarefa.

O MCMM deve ser preenchido diariamente ou sempre que houver entrada e saída de produtos. Além disso, o revendedor deve registrar esses dados até o 3º dia do mês seguinte. As aquisições de gás devem ser feitas exclusivamente mediante emissão de nota fiscal, para determinar a origem do GLP pelas distribuidoras autorizadas.

A revenda deve estar legalizada, com certificado emitido pela ANP. Manter uma revenda clandestina pode gerar penalidades ao proprietário durante a fiscalização de documentos. Além do fechamento imediato da revenda com apreensão da mercadoria ilegal, o revendedor pode ficar recluso por um período de até cinco anos sem direito a fiança.

Todas as notas fiscais de compra e venda de gás precisam ser anexadas ao mapa de movimentação, e esses documentos têm que estar devidamente atualizados e disponíveis dentro da revenda, tanto os do ano atual quanto os do ano anterior, para quando houver fiscalização.

Veja também: MCMM deixará de ser obrigatório?

A RevGás possibilita total organização da revenda de GLP, com cadastro de clientes, controle de estoque e emissão de notas fiscais. Além disso, disponibiliza o MCMM automaticamente para o revendedor.
Quer saber como funciona? Agende uma demonstração gratuita.

Marcações:

4 comentário em “Qual a importância do MCMM para sua Revenda?”

  1. O MCMM pode estar em posse do contador,
    caso o revendedor receba visita da fiscalização?
    Ou obrigatório estar na revenda?
    Físico e/ou no atquivo computador, noot?

    Aguardo retorno

    1. É obrigação da revenda ter o MCMM em mãos para quando a fiscalização chegar. O ideal é ter a versão impressa dele. Esperamos ter ajudado. Abraço.

    1. Anderson o modelo de MCMM que disponibilizamos para nossos clientes é gerado automaticamente pela RevGás após todas as informações necessárias serem preenchidas, totalmente baseado no modelo fornecido pela ANP. Então não teremos como disponibilizar a você mas desde novembro de 2022 a ANP revogou a norma.
      Você pode ler mais informações aqui:
      https://atosoficiais.com.br/anp/portaria-cnp-n-395-1982-cria-o-mapa-de-controle-de-movimento-mensal-de-recipientes-de-glp-cheios-e-estabelece-normas-para-o-seu-preenchimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil